HOME FEEDBACK

Declaração pré-preenchida terá todas as informações só em abril

A Receita Federal adia a liberação completa da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda para 1º de abril. Além disso, novas regras incluem o monitoramento de contas bancárias no exterior que não foram declaradas pelos contribuintes.

A Receita Federal informou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 estará completa apenas a partir de 1º de abril, devido a atrasos na liberação dos dados, segundo o auditor fiscal José Carlos da Fonseca.

A entrega dos documentos começa em 17 de março e vai até 30 de maio.

No início do prazo, é possível que alguns dados sobre rendimentos já estejam disponíveis, mas a Receita atualizará as informações conforme forem recebidas. A receita explicou que não foi possível finalizar a pré-preenchida para a data anterior.

Uma novidade deste ano será a identificação de contribuintes com contas bancárias no exterior que não declaram essa informação. Os dados virão de convênios do governo, e será necessário informar país, banco e agência, além dos valores nas contas.

Mesmo com a declaração pré-preenchida, é essencial confirmar os valores de rendimentos, despesas e dependentes, cruzando com os informes de rendimentos de empresas, INSS e serviços de saúde e educação. As empresas têm até 28 de fevereiro para disponibilizar essas informações.

A principal mudança nas regras é o aumento do rendimento tributável que obriga a declaração, subindo de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00. Esses rendimentos incluem salários, aluguéis, aposentadorias e pensões do INSS.

Leia mais em folha