DeepSeek atualiza modelo de IA barato que surpreendeu big techs ocidentais
Atualização do modelo R1 promete aprimorar a performance da IA da DeepSeek, que já desafiou gigantes ocidentais. A startup chinesa continua a impulsionar sua trajetória no competitivo mercado de tecnologia global.
DeepSeek, uma empresa chinesa de inteligência artificial, anunciou uma atualização do modelo R1, que a destacou no cenário global.
Em publicação no WeChat, a companhia informou ter concluído uma “pequena atualização de teste” e liberado o novo recurso para os usuários, mas não deu detalhes nem respondeu a pedidos de comentários.
Com sede em Hangzhou, a DeepSeek lançou o R1 em janeiro, superando concorrentes ocidentais em diversas métricas, e desenvolvido com investimento de apenas alguns milhões de dólares.
Essa conquista impactou o mercado global, provocando queda nas ações de tecnologia e levantando questões sobre a necessidade de grandes investimentos no setor.
O lançamento catapultou o fundador Liang Wenfeng à celebridade, simbolizando o potencial da China contra os gigantes do Vale do Silício e iniciando uma corrida entre empresas locais por seus próprios modelos de IA.
Em fevereiro, Xi Jinping convidou Liang para uma reunião de alto nível, ao lado de empresários influentes como Jack Ma (Alibaba) e Pony Ma (Tencent Holdings).