Defesa da China diz que Filipinas violam segurança marítima
China critica exercícios militares das Filipinas e Austrália no Mar do Sul da China. Porta-voz do Ministério da Defesa afirma que ações filipinas minam a estabilidade na região.
Ministério da Defesa da China critica atividades militares das Filipinas no Mar do Sul da China
No dia 29 de agosto de 2025, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, afirmou que as Filipinas “causam problemas” ao realizar exercícios militares em conjunto com a Austrália.
Zhang declarou: “Tem sido provado repetidamente que as Filipinas são o país que está minando a estabilidade e causando problemas no Mar do Sul da China”.
Ele criticou o fortalecimento da cooperação em defesa entre Filipinas e Austrália, que é motivado por preocupações em relação às “ações da China” na região.
O porta-voz também mencionou que a China planeja tomar ações para proteger sua soberania territorial e direitos marítimos, que considera “justificadas e legítimas”.
O Mar do Sul da China é vital para o comércio global, com cerca de US$ 3 trilhões circulando anualmente. Apesar de uma decisão de 2016 do tribunal arbitral internacional que considerou ilegais as reivindicações territoriais da China, Pequim não reconhece o veredito e mantém forte presença militar na área.
O Poder360 entrou em contato com a Embaixada das Filipinas em Pequim para um comentário sobre as declarações do porta-voz chinês, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. O texto será atualizado caso haja manifestação.