Delegado da PF assumirá comando do Coaf a partir de julho
Ricardo Saadi assume o Coaf com a missão de fortalecer a fiscalização contra crimes financeiros. Sua experiência prévia na Polícia Federal é vista como crucial para o enfrentamento da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo.
Banco Central confirma novo presidente do Coaf
O Banco Central (BC) anunciou que Ricardo Andrade Saadi será o novo presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a partir de 1º de julho. Saadi substitui Ricardo Liáo, que renunciou ao cargo que ocupava desde agosto de 2019.
A indicação de Saadi foi divulgada pelo GLOBO e recebeu apoio do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do presidente do BC, Gabriel Galípolo.
O BC destacou que a experiência de Saadi será vital para a missão do Coaf, que inclui:
- Produzir inteligência financeira
- Supervisionar setores econômicos
- Proteger a sociedade contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo
- Combater a proliferação de armas de destruição em massa
Saadi tem um histórico na Polícia Federal, onde foi ex-diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, além de ter atuado na Europol até o final de 2022.
A avaliação é de que sua experiência será crucial, especialmente com o aumento do uso das instituições financeiras para a lavagem de dinheiro.
No comunicado, Galípolo agradeceu a Liáo pelos serviços prestados e reconheceu seu empenho e profissionalismo durante seu tempo à frente do Coaf.