Democracia é um 'bem inegociável', diz Motta em sessão que celebrou os 40 anos da redemocratização
Hugo Motta reafirma a importância da democracia como um compromisso diário e inegociável. Em discurso pelos 40 anos da redemocratização, ele homenageia figuras históricas e ressalta a necessidade de proteger as liberdades conquistadas.
Presidentes Hugo Motta celebra 40 anos da redemocratização em sessão solene.
Motta homenageou Tancredo Neves, José Sarney e Ulysses Guimarães, ressaltando que a democracia é um bem inegociável e a Constituição é sua bússola.
“A democracia não é um ponto de chegada, mas um compromisso diário”, afirmou Motta, destacando o valor da liberdade de voto e expressão.
Segundo Motta, os últimos 40 anos foram de desafios, onde o país caminhou “sob o sol luminoso da democracia” e homenageou aqueles que lutaram nas Diretas Já.
Ele descreveu Tancredo como um símbolo da transição pacífica, enquanto elogiou Sarney por sua liderança na transição democrática e Ulysses por seu papel no renascimento da democracia na Câmara.
Motta alertou que “a democracia não é uma conquista definitiva”, comparando-a a um fogo sagrado que precisa ser alimentado para não se apagar.
Concluiu reiterando que as instituições e liberdades individuais são inegociáveis e que “nunca aceitaremos o sequestro de nossas liberdades”.