Departamento de Justiça americano planeja abrir investigação contra diretora do Fed
Investigação do Departamento de Justiça pode levar à demissão de Lisa Cook do Federal Reserve. A diretora se defende das acusações e afirma que está disposta a esclarecer qualquer questionamento sobre seu histórico financeiro.
Investigações contra Lisa Cook
O Departamento de Justiça dos EUA planeja investigar Lisa Cook, diretora do Federal Reserve. Um executivo do departamento notificou Jerome Powell, presidente do Fed, sugerindo sua demissão.
Ed Martin, responsável pela investigação, destacou que o caso de Lisa “exige apuração mais aprofundada”. Ele escreveu em carta: “Remova a Sra. Lisa Cook do seu Conselho. Faça isso hoje, antes que seja tarde demais!”
Após pedidos de renúncia por parte de Donald Trump, Lisa se declarou determinada a permanecer. “Não tenho intenção de ser intimidada por questões levantadas”, afirmou em comunicado, prometendo tratar as dúvidas sobre seu histórico financeiro com seriedade.
A possível renúncia de Lisa abriria nova vaga no Fed, onde Trump pressionar por cortes nos juros. O presidente criticou Powell por não ter agido antes e pelo custo da reforma da sede do banco central.
Recentemente, uma carta de Pulte à procuradora-geral alegou que Lisa pode ter cometido fraude hipotecária, falsificando documentos para obter condições de empréstimo mais vantajosas.
Lisa Cook, indicada por Joe Biden em 2022, é a primeira mulher negra a integrar o conselho do Fed. Seu mandato se estende até 2038.