HOME FEEDBACK

Departamento de Justiça dos EUA, chefiado por trumpistas, quer que presidente do Fed 'remova' do cargo diretora que acusam de fraude

Pamela Bondi, do Departamento de Justiça, pede a Jerome Powell a saída de Lisa Cook, após acusações de fraudes em hipotecas. Trump intensifica a pressão sobre o Fed, gerando preocupações sobre a independência da instituição.

Departamento de Justiça dos EUA pediu a remoção de Lisa Cook, diretora do Fed, após denúncias de fraude em hipotecas.

O chefe do Departamento de Habitação do governo Trump, William Pulte, alegou que Cook falsificou documentos para obter condições de empréstimo mais favoráveis.

Donald Trump exigiu a renúncia de Cook em suas redes sociais, enquanto ela afirmou que não pretende renunciar e que seu mandato vai até 2038.

Ed Martin, do Departamento de Justiça, endossou a investigação e sugeriu que o presidente do Fed, Jerome Powell, a remova. O caso de Cook foi considerado preocupante por Martin.

A saída de Cook abriria outra vaga no Fed, aumentando a presença republicana no conselho. Trump criticou a política de juros de Powell, questionando a independência do banco central.

No último dia 15, Pulte escreveu que Cook obteve hipotecas sem atender os requisitos exigidos, levantando suspeitas de fraude hipotecária.

Lisa Cook já enfrentou uma difícil sabatina no Senado e foi aprovada com o voto de desempate da então vice-presidente Kamala Harris.

Leia mais em o-globo