Deputada quer investigação sobre a vinda de Angelina Jolie ao Brasil
Deputada busca esclarecimentos sobre visita de Angelina Jolie ao Parque do Xingu. Requerimento questiona se houve facilitação de acesso à atriz e propõe investigação sobre tratamento aos povos yanomamis.
Coronel Fernanda (PL-MT), presidente da Comissão Externa que investiga a crise yanomami, protocolou um requerimento na Câmara
O pedido visa obter esclarecimentos da ministra Sonia Guajajara sobre a visita da atriz Angelina Jolie ao Brasil.
Em um vídeo enviado ao Poder360, a deputada questionou se houve “facilidade” para a entrada da atriz no Parque do Xingu (MT).
Fernanda declarou: “Não foi para agradar a esquerda. Apenas quero saber se houve facilidade ou não”.
Ela ressaltou que a investigação tem como objetivo assegurar se os povos yanomamis estão recebendo o tratamento adequado pela Funai e pelo Ministério dos Povos Indígenas.
Entre os questionamentos apresentados, está a solicitação de um relatório detalhado de todas as visitas à Terra Indígena nos últimos 5 anos.
Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu na Terra Indígena Capoto-Jarina e se reuniu com o cacique Raoni Metuktire. Ela também se encontrou com Sonia Guajajara, que discutiu com Jolie as iniciativas do poder público brasileiro para os povos indígenas.
A ministra mencionou no Instagram que conversou sobre a defesa dos territórios demarcados e apresentou os PGTAs (Planos de Gestão Territorial e Ambiental).