Deputado aciona PGR contra Nikolas Ferreira por ligação entre vídeo do Pix e operação contra PCC
Deputado Rogério Correia pede investigação sobre Nikolas Ferreira por suposta divulgação de notícias falsas. A ação é motivada por declarações que, segundo o petista, fragilizaram políticas de combate à lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou uma notícia de fato na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a abertura de inquérito contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
Correia solicita a investigação de possíveis crimes relacionados à divulgação de notícias falsas sobre o sistema de pagamentos, especialmente após um vídeo de Nikolas que gerou grandes repercussões.
Nesta quinta-feira (28), o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que a campanha contra a instrução normativa do Pix beneficiou o crime organizado.
Embora não tenha citado Nikolas diretamente, Barreirinhas se referia ao conteúdo do vídeo que indicava uma suposta intenção do governo de taxar o sistema. Isso levou o governo a recuar no monitoramento do Pix.
As declarações foram feitas durante a Operação Carbono Oculto, que investiga conexões de empresas com a organização criminosa PCC.
Correia destaca que a desinformação gerou fragilização de políticas públicas no combate à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal, além de impactar investigações como a mencionada.
A representação à PGR pede que sejam apurados indícios de:
- Divulgação de informações falsas ou incompletas sobre instituições financeiras;
- Favorecimento indireto à lavagem de dinheiro;
- Obstrução de investigações sobre organizações criminosas;
- Possível associação para tráfico de drogas.
Até o momento, Nikolas Ferreira não se manifestou sobre a situação, segundo sua assessoria.