Deputado americano bate recorde ao discursar por quase 9 horas para atrasar projeto de Trump
Deputado democrata defende os afetados por projeto de lei orçamentário em discurso histórico. A oposição unificada busca atrasar a votação e expressa preocupações sobre os impactos financeiros e sociais da proposta.
Deputado Hakeem Jeffries quebra recorde de discurso longo
O deputado americano Hakeem Jeffries, líder da minoria democrata, quebrou o recorde de discurso mais longo na Câmara dos Representantes, discursando por 8 horas e 45 minutos.
Ele se opôs ao projeto de lei orçamentário de Donald Trump, aprovado pelo Senado em 1º de agosto. Jeffries iniciou seu discurso às 4h50 (horário local) e encerrou às 13h37.
Durante o discurso, Jeffries destacou os impactos negativos do projeto sobre norte-americanos, chamando-o de "imprudente" e "repugnante". O objetivo era atrasar a votação.
O projeto, que pode aumentar a dívida do país em US$ 3,3 trilhões na próxima década, teve aprovação apertada no Senado, com 51 a 50 votos, decidido pelo voto de desempate.
Na Câmara, o presidente Mike Johnson espera a aprovação até 4 de julho. No entanto, a votação foi atrasada pelo discurso de Jeffries.
Os líderes republicanos enfrentam oposição interna, muitos consideram que o projeto não corta gastos suficientes e aumenta o teto da dívida em US$ 5 trilhões.
Jeffries e os democratas criticam as isenções fiscais do projeto, alegando que beneficiam os mais ricos enquanto prejudicam os serviços essenciais para populações de baixa e média renda.
Quaisquer alterações exigirão nova votação no Senado, complicando a aprovação até a data estipulada por Trump.