Deputado Coronel Tadeu reage à carta de Trump e diz que Lula ‘brincou com fogo’
Deputado critica postura de Lula diante da tarifa americana e defende apoio de Trump a Bolsonaro. Medida é vista como uma resposta à aproximação do Brasil com regimes de esquerda e à atuação do governo em temas sensíveis.
Deputado Coronel Tadeu (PL-SP) comentou a carta de Donald Trump ao presidente brasileiro Lula, anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Tadeu vê a medida como um posicionamento político contra o governo Lula. Ele afirmou: “Trump deu o recado que muitos de nós, brasileiros conservadores, gostaríamos de dar: chega de bancar o espertinho!”
A taxação é vista como uma resposta à aproximação do Brasil com regimes de esquerda e a ações do governo em relação ao Foro de São Paulo e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O deputado ressaltou o apoio de Trump a Bolsonaro como um gesto simbólico, afirmando que: “verdadeiros líderes mundiais sabem quem defende a liberdade e a soberania nacional.”
Trump justificou a tarifa citando ataques à liberdade de expressão no Brasil e criticou o tratamento judicial a Bolsonaro, chamando-o de “caça às bruxas” e apontando o STF como responsável por decisões ilegais.
A medida provocou reações no governo brasileiro, com Flávio Dino (STF) defendendo a soberania nacional. O Planalto avalia possíveis respostas diplomáticas, incluindo a aplicação da Lei da Reciprocidade.