HOME FEEDBACK

Deputado do MDB destina emenda para recapear condomínio de luxo onde mora em SP

Verba pública utilizada em melhorias no condomínio de luxo do deputado levanta suspeitas de improbidade. Prefeitura defende a ação como necessária para a manutenção da infraestrutura da cidade.

Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, utilizou recursos de emendas parlamentares de Fábio Teruel (MDB-SP) para o recapeamento do condomínio de luxo Residencial Tamboré 1, onde o deputado reside.

Ao todo, R$ 11 milhões foram destinados por Teruel à cidade, com R$ 2,2 milhões aplicados no recapeamento das ruas do condomínio, conforme apuração do Estadão.

Fábio Teruel, além de deputado, é radialista e influenciador com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram. Ele já mostrou sua rotina no condomínio, que abriga celebridades como a cantora Simone Mendes e o ator Fiuk.

Embora destinar verbas públicas para loteamentos fechados não seja ilegal, o uso de emendas para benefícios pessoais pode caracterizar improbidade administrativa.

A obra foi dividida em lotes, incluindo um onde está a casa do deputado. Segundo a Prefeitura, essa divisão visa atender "todas as regiões da cidade".

A justificativa da prefeitura ressalta a importância de manutenções regulares para evitar custos maiores no futuro.

A reportagem tentou contato com Fábio Teruel e a Prefeitura, mas sem resposta até o momento.

As emendas parlamentares impositivas, como as “emendas Pix”, permitem que deputados e senadores indiquem diretamente o destino de uma parte do orçamento, gerando debates sobre sua fiscalização e impactos na governança pública.

Esse mecanismo tem causado conflitos entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo desde o governo Lula, com congressistas pressionando pela liberação de recursos, o que, se não atendido, pode comprometer projetos do governo.

Leia mais em infomoney