Deputado do PL será relator de projeto que derruba decreto do IOF, diz líder do partido
Deputado do PL promete combater aumento do IOF em PDL que poderá aliviar a pressão sobre trabalhadores e empresários. A inclusão do projeto na pauta revela descontentamento do Congresso com a atual gestão do governo.
Projeto de decreto legislativo (PDL) que revoga o aumento do IOF inclui na pauta do Congresso nesta quarta-feira (25).
O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou que a relatoria do PDL ficará com o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) através de suas redes sociais.
Segundo Sóstenes, o PL busca garantir crédito justo e combater juros abusivos. Ele afirmou: “Chega de deixar o povo pagar a conta dos erros da má gestão”.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu de forma inesperada incluir o PDL na sessão remota do Plenário, em um momento em que o Congresso está esvaziado devido às festividades de São João.
Deputados afirmam que a inclusão do PDL não foi surpreendente, pois o Congresso e Hugo Motta sempre foram contrários ao aumento do IOF. Há uma percepção de que o governo não demonstra interesse em cortar gastos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a falta de disposição do Congresso para discutir aumento de tributos sobre os mais ricos. Há um sentimento de esgotamento no Parlamento em relação a medidas arrecadatórias.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), se disse surpreso com a inclusão do PDL e pediu “mobilização total da sociedade”.
Farias enfatizou que a discussão deve ser sobre justiça tributária e que os ricos devem contribuir para o ajuste fiscal, alertando que cortes em programas sociais não são aceitáveis.
O deputado concluiu: “É hora de os ricaços também pagarem a conta!”