HOME FEEDBACK

Deputado do PL será relator de projeto que derruba decreto do IOF, diz líder do partido

Deputado do PL promete combater aumento do IOF em PDL que poderá aliviar a pressão sobre trabalhadores e empresários. A inclusão do projeto na pauta revela descontentamento do Congresso com a atual gestão do governo.

Projeto de decreto legislativo (PDL) que revoga o aumento do IOF inclui na pauta do Congresso nesta quarta-feira (25).

O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anunciou que a relatoria do PDL ficará com o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) através de suas redes sociais.

Segundo Sóstenes, o PL busca garantir crédito justo e combater juros abusivos. Ele afirmou: “Chega de deixar o povo pagar a conta dos erros da má gestão”.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu de forma inesperada incluir o PDL na sessão remota do Plenário, em um momento em que o Congresso está esvaziado devido às festividades de São João.

Deputados afirmam que a inclusão do PDL não foi surpreendente, pois o Congresso e Hugo Motta sempre foram contrários ao aumento do IOF. Há uma percepção de que o governo não demonstra interesse em cortar gastos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a falta de disposição do Congresso para discutir aumento de tributos sobre os mais ricos. Há um sentimento de esgotamento no Parlamento em relação a medidas arrecadatórias.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), se disse surpreso com a inclusão do PDL e pediu “mobilização total da sociedade”.

Farias enfatizou que a discussão deve ser sobre justiça tributária e que os ricos devem contribuir para o ajuste fiscal, alertando que cortes em programas sociais não são aceitáveis.

O deputado concluiu: “É hora de os ricaços também pagarem a conta!”

Leia mais em valoreconomico