HOME FEEDBACK

Deputado dos EUA pede a Rubio sanções contra Moraes

Deputado americano denuncia repressão do STF e pede sanções contra Alexandre de Moraes. Christopher Smith alerta para a violação de direitos humanos e possíveis consequências legais para o ministro brasileiro.

Deputado Christopher Smith (Partido Republicano) pede “sanções urgentes” contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Em uma carta ao secretário de Estado Marco Rubio, datada de 25 de junho de 2025, Smith acusou Moraes de promover “repressão transnacional” a brasileiros nos EUA.

O congressista citou o depoimento do jornalista Paulo Figueiredo, que afirmou estar sendo perseguido por Moraes desde 2019, resultando em bens congelados, bloqueios de redes sociais, cancelamento de passaporte e vivendo em “exílio”.

Na carta, Smith denunciou que autoridades brasileiras usam a Interpol para perseguir dissidentes e pressionam empresas dos EUA a restringirem a liberdade de expressão.

Ele ainda alegou que o governo tenta aplicar decisões judiciais brasileiras para censurar manifestações protegidas pela Constituição dos EUA.

Segundo Smith, sua carta de junho de 2024 a Moraes, solicitando esclarecimentos, foi ignorada. Em maio, Rubio mencionou a possibilidade de sanções contra Moraes baseadas na Lei Global Magnitsky, que permite punições a violadores de direitos humanos.

Além disso, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está sob investigação por Moraes por declarações feitas nos EUA, negando irregularidades. Ele vive nos EUA desde maio de 2025 e pediu licença da Câmara para buscar sanções a violadores de direitos humanos.

A Polícia Federal não conseguiu localizá-lo para entregar a intimação do inquérito. Eduardo Bolsonaro afirmou que retornará ao Brasil apenas após Moraes ser sancionado.

Leia mais em poder360