HOME FEEDBACK

Deputado francês sugere que EUA devolvam a Estátua da Liberdade à França

Deputado francês propõe devolução da Estátua da Liberdade como protesto contra a política dos EUA. Glucksmann critica a perda dos valores que motivaram o presente e lamenta a postura americana atual.

Deputado francês sugere devolução da Estátua da Liberdade

No último domingo (16), o deputado francês Raphaël Glucksmann, do Parlamento Europeu, propôs que os Estados Unidos devolvam a Estátua da Liberdade.

A escultura, criada por Auguste Bartholdi e construída por Gustave Eiffel, foi um presente da França para comemorar a independência dos EUA em 1886. Existe uma réplica menor em Paris, no rio Sena.

A sugestão de Glucksmann foi feita durante uma convenção do seu partido, Place Publique, em Paris, como resposta ao descontentamento com as “mudanças radicais” na política dos EUA sob o governo de Donald Trump.

Ele criticou a postura dos EUA na guerra na Ucrânia e os cortes em pesquisa científica. De acordo com Glucksmann, os Estados Unidos não representam mais os valores que justificaram o presente da estátua.

Ele declarou: “Vamos dizer aos norte-americanos que escolheram ficar ao lado dos tiranos: ‘Devolvam-nos a Estátua da Liberdade’. Se não valorizam, melhor que volte para casa.”

Além disso, Glucksmann criticou líderes da direita francesa, que ele afirmou terem formado um “fã-clube” de figuras como Trump e Elon Musk.

Leia mais em infomoney