Deputado Glauber Braga suspende greve de fome
Deputado Glauber Braga suspende greve de fome após acordo com presidente da Câmara e reafirma compromisso com a luta contra injustiças. Ele destaca a importância da mobilização social e política na defesa de seus direitos.
Deputado Glauber Braga (Psol-RJ) suspendeu greve de fome na tarde de quinta-feira (17), após a cassação do seu mandato ser aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara.
Apesar da suspensão, Glauber afirmou que continuará lutando contra injustiças e o orçamento secreto: “Não estamos suspendendo a luta contra o poder oligárquico”, disse ele.
A decisão ocorreu após um acordo entre a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), o líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O acordo estabelece que a representação contra Glauber não será pautada no plenário por pelo menos 60 dias após a análise do recurso que ele apresentará à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira.
Motta declarou: “Garanto que, após a deliberação da CCJ, não submeteremos o caso ao plenário antes de 60 dias”.
Glauber acredita que o processo não avançará antes do recesso parlamentar, que ocorre em julho.
Ele expressou agradecimentos a todos que apoiaram a luta contra a injustiça e destacou: “Vou entrar em um momento de recuperação, mas a luta não vai parar”.
Após a declaração, Sâmia definiu a greve de fome como um “gesto corajoso” e agradeceu a Motta pelo diálogo que garantiu o direito à ampla defesa.
O recurso a ser apresentado à CCJ já está pronto e será protocolado na próxima terça-feira, com prazo de até cinco dias úteis para apreciação.
Sâmia enfatizou que o foco agora é a CCJ e não há discussão sobre estratégias para o plenário neste momento.