HOME FEEDBACK

Deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF que apura desvios para custear campanhas políticas

Operação investiga desvio de recursos públicos para campanhas políticas, focando em fraudes licitatórias no Ceará. Mandados foram cumpridos em várias cidades, incluindo a apreensão de R$ 54,6 milhões.

Operação Underhand: A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (8) uma operação para investigar uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos. O grupo é acusado de fraudes em processos licitatórios para financiar campanhas políticas em 2024.

Entre os alvos da operação, está o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE).

A PF cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília e em cinco cidades do Ceará: Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.

O núcleo investigado é suspeito de direcionar verbas públicas a municípios cearenses em troca de contrapartidas financeiras ilícitas, além de influenciar licitações por meio de empresas ligadas ao grupo.

O STF também determinou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas de pessoas e entidades investigadas, visando interromper a movimentação de valores ilícitos e preservar ativos.

Os crimes investigados incluem organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica relacionada a fins eleitorais.

A investigação teve apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Leia mais em valoreconomico