HOME FEEDBACK

Deputado substituído de relatoria da CPI do INSS cita democracia e diz que segue na comissão

Deputado Ricardo Ayres se pronuncia após ser trocado na relatoria da CPMI do INSS, mas assegura permanência como membro titular. A mudança na liderança da comissão revela um cenário inesperado para o governo, com nova presidência e relatoria alinhadas à oposição.

Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) foi substituído como relator da Comissão Parlamentar Mista (CPMI) do INSS, mas permanecerá como membro titular.

A troca ocorreu em 20 de setembro, com Carlos Viana (Podemos-MG) eleito presidente, marcando uma derrota inesperada para o governo. O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) assumiu a relatoria.

Ayres expressou aceitação da mudança em sua conta no X e reafirmou seu papel na comissão. A nova configuração foi um choque para o governo, que contava com Ayres e Omar Aziz (PSD-AM) nas posições de liderança.

Na votação, a oposição se uniu e Viana venceu por 17 a 14. Ele prometeu não diferenciar governos na busca por punições a culpados pelos desvios.

Gaspar, animado com sua nova função, afirmou que o governo do PT é responsável por desvios de R$ 6 bilhões e disse que isso é um crime enorme. Em reunião com Viana, deverá definir o plano de trabalho da CPMI.

Leia mais em valoreconomico