Derretimento de geleiras coloca em risco 2 bilhões de pessoas, diz ONU
Relatório da ONU destaca riscos iminentes para segurança hídrica e alimentar global. Com o derretimento das geleiras, regiões montanhosas em todo o mundo se tornam vulneráveis a crises de recursos essenciais.
Derretimento de geleiras ameaça 2 bilhões de pessoas
A ONU alertou, em um relatório da Unesco, que o derretimento de geleiras está comprometendo o abastecimento de alimentos e água em todo o mundo.
A crise climática causa taxas de derretimento consideradas “sem precedentes”, resultando em consequências imprevisíveis.
O documento indica que dois terços da agricultura irrigada global será afetada pela redução das geleiras e pela diminuição da queda de neve nas montanhas.
Mais de 1 bilhão de pessoas vivem em regiões montanhosas, com até metade da população em países em desenvolvimento já enfrentando insegurança alimentar.
A produção de alimentos nessas áreas depende criticamente das águas das montanhas, do derretimento da neve e das geleiras, conforme o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água 2025.
Países desenvolvidos também enfrentam riscos. Nos EUA, a bacia do Rio Colorado enfrenta seca desde 2000, onde temperaturas mais altas aumentam a precipitação em forma de chuva, contribuindo para a degradação das condições de seca.