Desaprovação ao governo Lula chega ao maior índice do mandato, diz pesquisa Genial/Quaest
A desaprovação ao governo Lula atinge 57%, marcando recorde histórico. A pesquisa revela também um aumento na percepção negativa sobre a direção do país e uma ligeira melhora na avaliação econômica.
A desaprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 57% em maio, segundo pesquisa Genial/Quaest. Em março, o índice era de 56%. A aprovação caiu para 40%, de 41% na rodada anterior.
A crescente desaprovação impacta o apetite por risco no Brasil, com investidores considerando uma possível troca de governo que poderia trazer uma gestão mais fiscalmente responsável. O mercado está atento a essa evolução.
Resultados da pesquisa:
- Desaprovação: cresceu 8 pontos desde janeiro.
- Avaliação negativa: subiu para 43%.
- Avaliação positiva: caiu para 26%.
- 61% acreditam que o Brasil está na direção errada.
Apenas no Nordeste, Lula tem aprovação acima da reprovação (54% a 44%). Em outras regiões, como Sudeste (64%) e Sul (62%), ele é amplamente desaprovado.
Apesar da crise de popularidade, a percepção econômica melhorou: 48% acham que a economia está piorando, uma queda de 8 pontos desde março.
A pesquisa ressalta um paradoxo: 50% dos entrevistados relatam mais notícias negativas sobre o governo do que positivas.
Quanto ao escândalo do INSS, 82% estão cientes e 31% o atribuem ao governo Lula. Uma CPI é apoiada por 50% da população. A opinião sobre o aumento do IOF é dividida, com 50% considerando a decisão errada.
Preocupações sociais: violência (30%), questões sociais (22%), e economia (19%) estão entre as principais preocupações dos brasileiros.