Desaprovação do governo Lula vai a 57%, diz Quaest
Desaprovação do presidente Lula atinge seu pior nível histórico, com 57% dos brasileiros insatisfeitos. A pesquisa aponta que a maioria da população acredita que o Brasil está na direção errada, apesar da queda na percepção negativa sobre a economia.
Pesquisa Genial/Quaest de 4 de junho de 2025 revela que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 57%, com a aprovação em 40% - o pior resultado histórico.
A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1º de junho, entrevistando 2.004 pessoas em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Destaques da pesquisa:
- Pela 1ª vez, a desaprovação supera a aprovação entre os católicos: 53% a 49%.
- Para 45% dos entrevistados, o governo Lula está pior do que o esperado.
- Mais da metade (61%) acredita que o Brasil está na direção errada.
- O governo é visto como responsável por 31% pelo desvio do dinheiro do INSS.
A percepção sobre a economia:
- Caiu de 56% para 48% a fatia da população que avalia que a economia piorou nos últimos 12 meses.
- Os preços dos alimentos subiram: 79% notaram aumento, contra 88% em março.
- Os combustíveis: 54% acham que subiram, comparado a 70% antes.
Apesar da melhora na percepção econômica, a avaliação dos grupos de apoio ao presidente continua deteriorando. Felipe Nunes, diretor da Quaest, afirma que “a forte repercussão de notícias negativas, como o escândalo do INSS, diminuiu o efeito positivo da economia.”
Segundo ele, “o eleitor está mais difícil de ser convencido” e o governo não atendeu às expectativas criadas durante a eleição.