Descubra quais são os países mais felizes do mundo em 2025, segundo ranking da ONU
O World Happiness Report revela que a felicidade global é marcada por desníveis, com países nórdicos no topo e nações em conflito apresentando as maiores quedas. O Brasil avança no ranking, destacando-se entre os melhores da América do Sul.
Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo oitavo ano consecutivo.
A alta disponibilidade de serviços públicos e o apoio social contribuem para a baixa desigualdade e elevados índices de felicidade no país.
O Brasil subiu da 44ª para a 36ª posição, sendo o segundo na América do Sul, atrás apenas do Uruguai (28ª). Outros países da região foram: Argentina (42ª), Paraguai (54ª), Colômbia (61ª), Peru (65ª), Bolívia (74ª) e Venezuela (82ª).
O World Happiness Report 2025 revelou que o pódio é composto inteiramente por nações nórdicas: Finlândia, Dinamarca (2ª) e Islândia (3ª). A pesquisa avaliou 147 países.
Algumas potências mundiais (como Alemanha, EUA e Reino Unido) não estão entre as 20 mais felizes pela primeira vez. A Alemanha ficou em 22ª, EUA em 24ª, e Japão em 55ª.
Conflitos internos impactaram negativamente países como Afeganistão e Venezuela, que aparece entre os menos felizes.
A pesquisa também correlaciona a benevolência da sociedade com os níveis de felicidade da população, mostrando que países mais benevolentes tem uma distribuição melhor de felicidade.
O relatório é conduzido pela ONU, com colaboração do Wellbeing Research Centre da Universidade de Oxford e a Gallup. Avaliações são feitas com 1.000 pessoas em cada país, classificada de 0 a 10.
O Brasil se destaca no ranking devido ao apoio social e renda per capita.
O estudo leva em consideração também fatores como:
- Renda
- Apoio social
- Expectativa de vida saudável
- Liberdade para fazer escolhas
- Generosidade
- Percepção de corrupção
A classificação geral do índice inclui uma análise de distopia, como margem de erro do índice.