Desde o fim da Idade Média, 50 de 57 papas foram italianos
Morte do papa Francisco marca o fim de uma era para a Igreja Católica, que agora se prepara para um novo conclave. Com 88 anos, ele foi o segundo líder mais velho a governar a instituição em 700 anos.
Morte do Papa Francisco
O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21.abr.2025), aos 88 anos, vítima de insuficiência cardíaca e AVC.
Ele foi o segundo líder mais velho a governar a Igreja Católica em 700 anos. Sua morte foi confirmada pelo Vaticano às 7h35.
Francisco, o único latino-americano a liderar a Igreja na era moderna, sofreu de problemas respiratórios e foi internado em fevereiro de 2025.
Em março de 2024, ele não conseguiu discursar em uma cerimônia no Vaticano e, em 2025, foi diagnosticado com pneumonia bilateral e plaquetopenia, necessitando de transfusão de sangue.
Sua última aparição pública ocorreu no dia 20 de abril, quando desejou uma “feliz Páscoa” aos fiéis, apesar das dificuldades de fala e de se locomover.
A morte de Francisco dará início ao conclave para a escolha do novo papa, o 267º líder da Igreja. O ritual será realizado na Capela Sistina.
Os cardeais devem se reunir para eleger o novo pontífice, necessitando de dois terços dos votos. A fumaça branca sinaliza a escolha, enquanto a fumaça preta indica que a votação continuará.
Leia mais sobre a morte do papa Francisco: