HOME FEEDBACK

Desempregados temem que tarifas de Trump reduzam suas chances de conseguir um trabalho

Profissionais nos EUA demonstram preocupações com as tarifas comerciais de Trump, impactando suas perspectivas de emprego. Apesar do desemprego baixo, muitos consideram trocar de setor devido à incerteza econômica.

35% dos profissionais em busca de trabalho nos EUA acreditam que as tarifas comerciais de Donald Trump dificultarão a contratação, segundo o Job Seeker Confidence Index da ZipRecruiter.

Cerca de 32% atribuem essa dificuldade à queda no número de vagas e na desaceleração das contratações. Entre os profissionais de:

  • Logística: 50%
  • Tecnologia: 39%
  • Indústria: 38%

Apesar do baixo desemprego e do recente acordo com a China reduzindo tarifas de 145% para 30%, incertezas econômicas preocupam os trabalhadores.

Diversas empresas já realizaram demissões ligadas às políticas comerciais, e especialistas alertam que a insegurança econômica pode levar a um adiamento nas contratações.

Os profissionais em início de carreira são os mais impactados, e 47% dos trabalhadores consideram mudar de setor, percentual que chega a 61% entre os da área de tecnologia e indústria.

A confiança dos candidatos em relação ao mercado de trabalho melhorou 3,1 pontos percentuais desde o início do ano, mas a expectativa para os próximos seis meses é pessimista.

"Em momentos de incerteza macroeconômica, quem procura emprego deve ser proativo," afirma Dave Travers, presidente da ZipRecruiter.

Esta matéria foi publicada originalmente na Fortune.com.

Leia mais em estadao