Desfile da Vitória em Moscou reunirá líderes de 29 países, incluindo Lula e Xi Jinping
Líderes de 29 países, incluindo Lula e Xi Jinping, marcam presença em Moscou para celebrar o 80º aniversário da vitória soviética. O evento é visto como uma oportunidade para o Kremlin reforçar apoio em meio ao conflito na Ucrânia.
O Kremlin anunciou que 29 líderes estrangeiros, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, estarão em Moscou no dia 9 de maio para o Desfile da Vitória, que comemora o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista.
A expectativa é que o evento ajude o governo russo a reunir apoio para a ofensiva na Ucrânia.
O assessor diplomático do presidente Vladimir Putin, Yuri Ushakov, confirmou a presença dos líderes, destacando o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que já chegou a Moscou.
No evento, Xi Jinping e Lula assistirão ao discurso de Putin na Praça Vermelha. Além deles, os líderes da Indonésia, Burkina Faso, Bósnia, Vietnã, Egito, Zimbábue, Iraque, Congo, Mianmar, Etiópia e Guiné Equatorial também estão confirmados.
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, e o chefe de Estado sérvio, Aleksandar Vucic, também participarão. Formações de 13 países desfilarão, incluindo tropas da China, Egito, Vietnã e Mianmar.
No entanto, Kiev alertou os soldados de outros países para não marcharem ao lado dos russos, afirmando que isso implicaria em “compartilhar a responsabilidade” pelas ações de Moscou na Ucrânia.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira