'Devastamos o programa nuclear iraniano', diz secretário de Defesa dos EUA
Ataques a instalações iranianas marcam uma nova estratégia militar dos EUA no Oriente Médio. Secretário de Defesa destaca a eficácia da operação e busca por dissuasão, sem intenção de guerra.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que o programa nuclear do Irã foi ‘devastado’ após ataques a três instalações iranianas.
As declarações foram feitas em coletiva no Pentágono, onde foi detalhada a operação “Midnight Hammer”. Hegseth destacou: “Devastamos o programa nuclear iraniano. Quando o presidente [Trump] fala, o mundo deve ouvir”.
Ao ser perguntado sobre uma possível mudança de regime no Irã, o secretário disse que o objetivo era neutralizar o programa nuclear e evitar o prolongamento do conflito. “Os Estados Unidos não buscam guerra, mas agirão rapidamente para proteger seus interesses”, afirmou.
Ele enfatizou que “apenas a força militar mais poderosa poderia realizar essa operação” e que o plano foi elaborado ao longo de meses. “A operação planejada pelo presidente Trump foi ousada e brilhante”, concluiu.
O general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto, advertiu que uma possível retaliação do Irã “será uma escolha muito ruim”. Ele garantiu que a segurança das tropas americanas está sendo priorizada e todas as medidas de proteção estão em vigor.
Caine informou que os EUA utilizaram 75 armas de precisão e 125 aeronaves na operação, que não foram detectadas. Ele contou que os alvos sofreram “danos extremos”, com avaliação completa ainda em andamento. “Esta foi uma missão altamente confidencial”, disse.