Dia do Jovem: o que a Geração Z quer de um banco e de um cartão de crédito?
Estudo da Visa revela que 89% dos jovens brasileiros preferem múltiplas instituições financeiras, priorizando a experiência do usuário. A pesquisa destaca a influência das fintechs e a busca por melhores benefícios e limites de crédito entre a Geração Z.
Estudo da Visa revela que 89% dos jovens brasileiros (Geração Z) possuem duas ou mais contas bancárias e priorizam a experiência do usuário ao escolher sua instituição financeira principal.
A pesquisa aponta que, apesar da expectativa de limitações no acesso ao crédito no início da vida adulta, Geração Z e clientes de classes socioeconômicas mais baixas compartilham preocupações como limite do cartão de crédito e isenção de anuidade.
A conexão emocional é crucial para a lealdade a uma instituição financeira. A Geração Z migra entre bancos conforme suas necessidades mudam, buscando fintechs que oferecem limites acessíveis e experiência digital superior.
A pesquisa indica que a relevância de ter o pagamento do salário na instituição principal é menor para a Geração Z, que valoriza interações digitais fluidas.
O uso consciente do crédito é fundamental, já que 55% dos jovens assumem seus próprios gastos, mas apenas 10% receberam educação financeira adequada em casa.
Para se conectar com esta geração, a Visa tem investido em parcerias estratégicas para promover a educação financeira, incluindo colaborações com a Marvel e o Ministério de Desenvolvimento Social.
As ações visam capacitar 200 mil inscritos do CadÚnico e oferecer um portal de Finanças Práticas para empreendedores.