HOME FEEDBACK

Diagnóstico precoce e imunização são chaves para viver mais e melhor

Imunização e diagnóstico precoce são fundamentais para garantir uma longevidade saudável no Brasil. A prevenção de doenças infecciosas e crônicas se torna essencial à medida que a expectativa de vida aumenta.

Aumento da expectativa de vida no Brasil é uma conquista: passou de 62,5 anos, em 1980, para 76,4 anos em 2023. Contudo, isso traz desafios na prevenção e controle de doenças. A imunização, diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para uma longevidade saudável.

Envelhecer bem envolve qualidade de vida. Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física e gerenciamento do estresse, são fundamentais. Entretanto, o declínio do sistema imunológico torna os idosos mais vulneráveis a doenças.

Vacinas são cruciais para proteger os idosos. O Vírus Sincicial Respiratório afeta pessoas com 60 anos ou mais e pode causar complicações pulmonares graves. A vacinação previne hospitalizações e quadros sérios.

Outro exemplo é o herpes zoster, que pode resultar em dor intensa e complicações debilitantes. A vacinação reduz significativamente os riscos e promove autonomia e qualidade de vida.

Além das infecções, doenças respiratórias crônicas, como a Dpoc (doença pulmonar obstrutiva crônica) e asma grave, são desafios. A Dpoc atinge cerca de 12% dos brasileiros com mais de 40 anos e é muitas vezes confundida com o envelhecimento, atrasando o diagnóstico.

Diagnóstico precoce é vital para evitar complicações. Conscientização é essencial para que a população idosa tenha acesso a informações e recursos de saúde, assegurando sua autonomia e qualidade de vida.

A combinação de imunização e diagnóstico precoce garante que a longevidade signifique bem-estar. O envelhecimento pode ser visto como uma oportunidade e não como um desafio, propiciando uma fase plena e produtiva da vida.

Leia mais em poder360