Dilma é eleita para novo mandato no Banco do Brics
Dilma Rousseff reassume a presidência do NDB após internação e destaca avanços na gestão da instituição. Em discurso na China, ela critica administrações anteriores e defende a importância de investimentos e parcerias no banco.
Dilma Rousseff, presidente do Banco de Desenvolvimento dos Brics (NDB), anunciou que foi reeleita para um novo mandato durante evento em Pequim. Sua indicação foi confirmada pelo presidente Vladimir Putin, em articulação com Lula.
Recuperada de uma internação por neurite vestibular, Dilma comentou sobre sua saúde, afirmando: "Você tem que esperar [o vírus] morrer."
Sobre a reportagem da Folha que criticou sua gestão no NDB, Dilma se esquivou de comentar e fez alusão a uma “ficha falsa” de seu passado.
No evento, destacou que a gestão anterior do banco foi marcada pela falta de empréstimos por 16 meses, culminando na perda de liquidez. Ela afirmou: "Nós fomos 40 vezes ao mercado. E fizemos empréstimo."
Dilma participou da abertura do Fórum de Desenvolvimento da China na Casa de Hóspedes Diaoyutai, junto ao primeiro-ministro Li Qiang e o CEO da Apple, Tim Cook.
Li falou sobre a importância da China como “força de estabilização” e ressaltou os novos motores de crescimento do país, como a economia verde e inovações em tecnologia, como IA e robótica.
O CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, também afirmou que a China é "um dos pilares da nossa estratégia de crescimento" e que o país está abrindo seus mercados para novas parcerias.