Dior nomeia ex-diretor criativo da Loewe para comandar moda feminina
Jonathan Anderson assume como diretor criativo da Dior, com a missão de revitalizar a marca em meio a desafios financeiros. Sua primeira coleção de roupas femininas está prevista para estrear em breve, prometendo um novo rumo para a grife.
Christian Dior nomeou Jonathan Anderson como seu novo estilista de roupas femininas, na tentativa de reviver o crescimento da marca, que enfrenta dificuldades.
Anderson será o diretor criativo das linhas femininas e de alta costura, após assumir a linha masculina em abril. Sua primeira coleção de roupas masculinas será apresentada em 27 de junho.
Segundo Luca Solca, analista de luxo da Bernstein, a Dior está “abrindo um novo capítulo” devido aos desafios recentes.
A LVMH, controladora da Dior, reportou uma queda nas vendas orgânicas de 5% no primeiro trimestre do ano. Estimativas do HSBC indicam que a Christian Dior Couture teve vendas de € 8,71 bilhões (US$ 9,95 bilhões) no ano passado.
Após anos de crescimento, com produtos bem-sucedidos como a bolsa Dior Book, a marca tem apresentado desempenho inferior à Louis Vuitton.
O mercado de luxo enfrenta dificuldades, especialmente na China, com previsão de queda nas vendas iniciando no primeiro trimestre de 2024.
A CEO da Dior, Delphine Arnault, é filha do CEO da LVMH, Bernard Arnault, que considera Anderson um dos “maiores talentos criativos de sua geração”.
Maria Grazia Chiuri saiu como estilista de roupas femininas recentemente, após nove anos no cargo, enquanto Kim Jones deixou a direção da linha masculina em janeiro.
As ações da LVMH caíram 26% este ano, e reviver a Dior é crucial, já que ela é o segundo maior contribuinte de lucro do grupo, atrás da Louis Vuitton.
Alertas sobre uma redução nos gastos dos consumidores chineses foram emitidos por altos executivos da LVMH na semana passada.
Para mais detalhes, acesse bloomberg.com.