Diplomatas veem erro em quebra de protocolo de Janja e apontam tema sensível para China
Incidente causado por comentários de Janja sobre TikTok gera desconforto em encontro com Xi Jinping, mas diplomatas acreditam que relações bilaterais não serão afetadas. Lula defende a regulamentação das redes sociais e critica vazamentos de conversas privadas.
Comentários da primeira-dama Janja sobre o TikTok durante o encontro entre Lula e Xi Jinping podem ter sido interpretados como uma quebra de protocolo pela delegação chinesa. Diplomatas afirmam que, apesar do incômodo, isso não deve impactar a relação bilateral entre Brasil e China, devido ao pragmatismo de Pequim.
Janja gerou desconforto ao comentar sobre os efeitos nocivos do TikTok, alegando que seu algoritmo favorece a direita, o que foi confirmado pela Folha. Em entrevista, Lula afirmou que foi sua iniciativa falar sobre a regulação do TikTok e criticou o vazamento da conversa, ressaltando que a resposta de Xi foi de apoio à regulamentação.
O protocolo rígido de visitas de Estado na China e o fato de Janja não ter cargo oficial, mas interpelado Xi, intensificaram o desconforto. O TikTok enfrenta desafios nos EUA devido a preocupações com a coleta de dados e possível desinformação, o que gera tensão entre os dois países.
Apesar do incidente, a avaliação é que não haverá efeitos concretos nas relações entre Brasil e China, pois o Brasil é um importante fornecedor de alimentos, com exportações que totalizaram US$ 94,3 bilhões em 2024.