HOME FEEDBACK

Direita lidera pesquisa presidencial na Romênia

Candidatos da direita se destacam em pesquisa para a presidência romena, enquanto o atual prefeito Nicușor Dan surge como favorito no segundo turno. A disputa atual é marcada por polêmicas relacionadas à interferência russa e ao apoio militar à Ucrânia.

Candidatos da direita lideram pesquisa para eleições presidenciais na Romênia.

George Simion, do AUR, e Anamaria Gavrila, do POT, lideram as intenções de voto com 30,4% e 30,2%, respectivamente. O atual prefeito de Bucareste,Nicușor Dan, segue com 26%.

As eleições estão marcadas para 4 a 18 de maio. Simion e Gavrila são candidatos para substituir Călin Georgescu, que foi impedido de concorrer devido a acusações de apoio do governo russo.

A pesquisa do instituto AtlasIntel revela que 79,3% dos eleitores de Georgescu apoiariam Simion no 1º turno. No entanto, no 2º turno, Dan é considerado favorito entre os indecisos.

A ascensão da direita com postura pró-Rússia desafia a orientação pró-europeia do país, especialmente com a oposição ao fornecimento de ajuda militar à Ucrânia.

Georgescu venceu o 1º turno em novembro do ano passado, mas a eleição foi anulada pelo Tribunal Constitucional devido a alegações de interferência russa e irregularidades eleitorais.

O Conselho de Defesa Nacional indicou ataques cibernéticos que comprometeram o processo eleitoral. TikTok também foi acusado de impulsionar a campanha de Georgescu.

Apesar de ter apenas 5% nas pesquisas iniciais, Georgescu venceu o 1º turno com 22% dos votos. Ele é criticado por sua admiração a líderes fascistas romenos da década de 1930 e por defender a aproximação com a Rússia.

Leia mais em poder360