Diretor da AIEA afirma que inspetores retornaram ao Irã
A AIEA reinicia inspeções no Irã após tensão. O país busca evitar sanções enquanto retoma negociações com potências europeias.
Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), anunciou que uma equipe de inspetores “retornou ao Irã”.
Esta é a primeira missão desde os ataques israelenses e americanos às instalações nucleares de Teerã, após o Irã suspender sua cooperação com a AIEA.
Grossi disse que estão “prestese a reiniciar as atividades” no Irã. Em uma entrevista à Fox News, ele destacou: “Há muitas instalações; algumas foram atacadas, outras não”.
O anúncio coincidi com negociações do Irã com Reino Unido, França e Alemanha em Genebra, onde Teerã busca evitar a retomada de sanções baseadas no acordo nuclear de 2015, atualmente paralisado.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Qaribabadi, enfatizou que é hora dos europeus “tomarem a decisão correta e darem tempo à diplomacia”.
A reunião foi a segunda rodada de diálogos desde o fim da guerra de junho, que interrompeu as negociações nucleares com os Estados Unidos e esfriou as relações entre o Irã e a AIEA.
Israel justificou os ataques para prevenir o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã, o que Teerã nega.
Com informações da AFP