Diretor palestino vencedor do Oscar está desaparecido
O cineasta Hamdan Ballal é acusado de ter sido atacado por colonizadores israelenses após receber um Oscar pelo seu documentário sobre a vida palestina. A situação gera preocupação entre familiares e colegas, que estão sem informações sobre seu paradeiro.
Hamdan Ballal, diretor do filme vencedor do Oscar de melhor documentário, está desaparecido.
O co-diretor israelense, Yuval Abraham, denunciou que Ballal teria sido linchado por “colonizadores israelenses”. As informações foram postadas na madrugada desta segunda-feira (24.mar.2025).
Abraham afirmou que Ballal apresentava ferimentos na cabeça e barriga e estava sangrando quando foi levado por uma ambulância. Desde então, colegas e familiares não têm notícias do cineasta.
A agência de notícias Associated Press relatou que um grupo de ativistas do Center for Jewish Nonviolence presenciou o ataque de 10 a 20 pessoas mascaradas contra Ballal.
O filme No Other Land (Sem Chão) venceu o Oscar em 2025 e estreou no Festival de Cinema de Berlim, abordando a vida de uma família palestina em Gaza. Apesar do sucesso, o longa ainda não possui distribuidor oficial nos EUA.