HOME FEEDBACK

Diretora do Fed contestará demissão por Trump na justiça, diz advogado

Advogado de Lisa Cook, do Fed, vai contestar demissão de Trump, alegando falta de autoridade. A decisão causa polêmica entre legisladores democratas e levanta questões sobre a legalidade da ação.

Abbe Lowell, advogado de Lisa Cook, diretora do conselho de governadores do Fed (banco central dos EUA), anunciou que irá contestar na justiça a demissão dela promovida pelo presidente Donald Trump na última terça-feira (26.ago).

Lowell alegou que Trump “não tem autoridade” para demovê-la, ressaltando que esta é a primeira vez na história de 111 anos do Fed que um presidente toma tal ação.

A demissão foi anunciada em uma carta de Trump publicada no Truth Social, onde ele citou “justa causa” e indicou possíveis fraudes hipotecárias cometidas por Cook.

Legisladores do Partido Democrata criticaram a decisão. Chuck Schumer descreveu a ação como perigosa, enquanto Elizabeth Warren a chamou de “tomada de poder autoritária”. Hakeem Jeffries ressaltou a falta de evidências contra Cook e destacou seu histórico como a primeira mulher negra a integrar o conselho do Fed.

Bill Pulte, diretor da FHA, alegou que Cook pode ter designado residências principais em localidades diferentes, sugerindo um possível conflito de interesse em seus empréstimos.

Cook foi indicada por Joe Biden e seu mandato se estende além do período de Trump, complicando os planos do presidente de controlar mais o Fed. Atualmente, apenas dois dos seis integrantes do Fed foram indicados por Trump.

Trump também tem criticado o presidente do Fed, Jerome Powell, em relação às taxas de juros, que estão entre 4,25% a 4,50% desde dezembro de 2024. O mandato de Powell termina em maio de 2026, e Trump poderá nomear um novo chefe do Fed até lá.

Leia mais em poder360