Diretora do Fed, Lisa Cook, processa Trump por tentar demiti-la
Ação judicial de Lisa Cook visa contestar remoção do cargo pelo presidente Trump. Caso marca uma nova fase na batalha entre o governo e o Federal Reserve pela política monetária dos EUA.
A diretora do Federal Reserve (banco central dos EUA), Lisa Cook, entrou com uma ação judicial contra a decisão do presidente Donald Trump de removê-la do cargo.
Este movimento intensifica os esforços do presidente para controlar o banco central. A ação judicial argumenta que a remoção de Cook seria uma tentativa ilegal e sem precedentes.
Os documentos judiciais destacam: “Este caso contesta a tentativa ilegal do presidente Trump de remover a diretora Cook, o que, se permitido, seria o primeiro caso desse tipo na história do Conselho de Diretores do Fed”.
Trump criticou continuamente o presidente do Fed, Jerome Powell, pedindo cortes drásticos nas taxas de juros e o chamando de “idiota”.
Apesar das pressões, as autoridades monetárias mantiveram as taxas estáveis enquanto monitoravam os efeitos das tarifas de Trump sobre os preços.
A remoção de Cook permitiria ao presidente influenciar as taxas de juros com uma nova voz no conselho do Fed.
*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert