HOME FEEDBACK

Diretora-gerente do FMI afirma que a incerteza tarifária pode afetar o crescimento global

A diretora-gerente do FMI alerta para os riscos à economia global derivados das incertezas comerciais. Ela destaca que a falta de clareza nas políticas tarifárias pode impactar negativamente a confiança de consumidores e investidores.

Incerteza tarifária de Trump pode afetar economia global

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que as ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, podem prejudicar a atividade econômica global.

Em entrevista à Reuters, ela destacou: "Quanto mais cedo houver mais clareza, melhor". A incerteza prolongada pode impactar negativamente o crescimento, segundo pesquisas do FMI.

O FMI observou sinais de enfraquecimento na confiança do consumidor e investidores, que podem resultar em uma “pequena correção” na previsão de crescimento global, estimada em 3,3% para este ano.

Apesar das preocupações, Georgieva afirmou que não espera uma recessão nos EUA: “Não vemos uma recessão no horizonte”. Recentemente, dados mostraram que a economia cresceu 2,4% no quarto trimestre, superando estimativas anteriores.

No contexto da guerra comercial de Trump, os analistas preveem um crescimento mais lento nos EUA este ano. Georgieva alertou que muitos países não podem suportar mais choques, devido a tensões fiscais exacerbadas pela pandemia e pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A inflação elevada, resultante de restrições comerciais, pode manter as taxas de juros altas, complicando a situação de países com dívidas elevadas que precisam refinanciar.

Trump já implementou diversas ameaças tarifárias a parceiros comerciais como Canadá, México e China, com novas tarifas a serem anunciadas em breve.

Leia mais em o-globo