HOME FEEDBACK

Doações de leite humano beneficiou mais de 219 mil bebês em 2024

Doações de leite humano aumentam no Brasil, beneficiando 219 mil bebês prematuros. Com a nova campanha do Ministério da Saúde, o objetivo é sensibilizar mais mães a contribuírem.

Ministério da Saúde registrou a doação de 245,7 mil litros de leite humano por 193 mil mulheres lactantes em 2024, beneficiando 219,3 mil bebês prematuros e de baixo peso em UTI Neonatal.

O balanço foi divulgado em 6 de maio em Belém (PA) durante evento pré-COP 30, promovido pelo Ministério da Saúde, rBLH-BR, Fiocruz e Opas/OMS.

No evento, foi lançada a campanha digital “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança”, visando aumentar o número de doações e sensibilizar mães a se tornarem doadoras. O leite materno protege bebês contra infecções e pode reduzir em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos.

Um exemplo da eficácia da campanha ocorreu no Rio Grande do Sul, que em 24 horas coletou 768 litros de leite em resposta às enchentes de 2024.

Sônia Venâncio, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, ressaltou: “Os recém-nascidos prematuros têm no leite humano a oportunidade de se fortalecerem e se recuperarem mais rápido.”

Segundo a OMS, o Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo. A COP30 em Belém, em novembro de 2025, será uma oportunidade de reafirmar o leite humano como alimento sustentável.

Para ser doadora, a mulher deve estar saudável e não usar medicamentos que interfiram na amamentação. Atualmente, a Rede conta com 237 bancos em todo o Brasil.

A coleta pode ser feita em casa por mulheres amamentando, independentemente da idade da criança.

Leia mais em poder360