Documentário da BBC 'A Raposa' é finalista do Prêmio Gabo 2025
O documentário A Raposa destaca uma investigação sobre três brasileiros presos em Cabo Verde e a misteriosa figura de um inglês envolvido no esquema. O reconhecimento como finalista no Prêmio Gabo 2025 é um testemunho da excelência no jornalismo investigativo da BBC.
Documentário A Raposa, da BBC News Brasil e BBC Africa Eye, é finalista do Prêmio Gabo 2025 na categoria imagem (vídeo).
O Prêmio Gabo é a principal premiação de jornalismo da América Latina, realizada pela Fundação Gabo, criada por Gabriel García Márquez.
O júri elogiou A Raposa como um exemplo de jornalismo investigativo, abordando a história de três brasileiros presos em Cabo Verde em 2017, após serem vítimas de um esquema envolvendo um inglês conhecido como George Saul ou Fox.
A produção foi realizada por uma equipe de profissionais da BBC, e concorre com outros dois documentários na mesma categoria.
Ao todo, são 15 finalistas de 10 países, com 2.135 produções indicadas. As categorias incluem áudio, fotografia, imagem, texto e cobertura.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 26 de julho em Bogotá, com transmissões ao vivo. Os vencedores receberão 35 milhões de pesos colombianos (R$ 47 mil) e um diploma.
Além disso, jornalistas e um veículo serão homenageados com o Reconhecimento à Excelência 2025.