Dólar abre em leve alta nesta terça-feira (19) com investidores atentos a negociações entre Brasil e EUA
Dólar registra leve alta e investidores permanecem cautelosos com incertezas geopolíticas e dados econômicos. O cenário internacional e o desempenho do Fed influenciam a moeda e o mercado financeiro.
Dólar registra leve alta nesta terça-feira (19), cotado a R$ 5,441, com investidores atentos às incertezas geopolíticas e ao impasse comercial entre Brasil e EUA.
A moeda norte-americana subiu 0,11% às 9h05. Na segunda-feira (18), tinha fechado em alta de 0,63%. O índice DXY, referente a seis divisas fortes, também apresentou alta de 0,25%.
A Bolsa acompanhou o movimento, subindo 0,71%, devido à valorização da Raízen. O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu o ucraniano Volodimir Zelenski e líderes europeus em visita à Casa Branca.
Trump declarou: "Nós vamos parar essa guerra. A guerra vai acabar." Entretanto, detalhes complexos do conflito não foram abordados durante o encontro.
O clima de incerteza se intensificou após uma cúpula entre Trump e Putin na sexta-feira (15), sem definição de cessar-fogo, mas com promessas de progresso.
No Brasil, investidores analisam o IBC-Br, que recuou 0,1% em junho, frustrando expectativas de crescimento. Expert aponta que isso sugere um corte de juros pela Selic, o que poderia afetar a atração de investimentos.
Além disso, o governo brasileiro deve responder à investigação comercial do USTR, alegando que o Pix não discrimina serviços de pagamento de empresas estrangeiras.
No cenário internacional, o simpósio de Jackson Hole, que ocorrerá a partir de quinta-feira (21), terá um discurso crucial de Jerome Powell do Federal Reserve. A expectativa é de um possível corte de juros em setembro.