HOME FEEDBACK

Dólar abre em queda à espera de anúncio de Trump sobre tarifaço global, no 'Dia da Libertação'

Investidores aguardam com expectativa o anúncio de Trump sobre novas tarifas que podem desencadear uma guerra comercial global. A medida gera preocupações sobre a inflação e a possível recessão econômica nos Estados Unidos e no mundo.

Dólar em Queda nesta quarta-feira (2), enquanto investidores aguardam o anúncio de Donald Trump sobre tarifas recíprocas a serem aplicadas a países importadores.

Trump chamou o dia de hoje de "Dia da Libertação" e o anúncio está previsto para as 17h (horário de Brasília) na Casa Branca.

A implementação dessas tarifas, uma das promessas de campanha do presidente, teme-se que inicie uma guerra comercial global.

O Brasil, por sua vez, aprovou um projeto que permite ao governo retaliar países que impuserem barreiras comerciais a produtos brasileiros.

O impacto das tarifas pode aumentar a inflação e desacelerar a atividade econômica nos EUA, afetando o consumo global.

Dados do Dólar:

  • Dólar caiu 0,28%, cotado a R$ 5,6674.
  • Acumulado: queda de 1,32% na semana; 0,39% no mês; 8,03% no ano.

Ibovespa: Operações começam às 10h, com alta de 0,68% na terça-feira, acumulando avanços de 0,68% no mês e 9,03% no ano.

A incerteza sobre as tarifas está gerando aversão ao risco, com os investidores priorizando ativos mais seguros, como o dólar.

Na União Europeia, Ursula von der Leyen declarou que há um “plano forte” para retaliar as tarifas dos EUA, enquanto Christine Lagarde, do BCE, alertou que a guerra comercial pode resultar em perdas para todos os lados.

*Com informações das agências Reuters e AFP

Leia mais em globo