HOME FEEDBACK

Dólar abre em queda nesta terça-feira de olho na inflação do Brasil e dos EUA

Resultado da pesquisa indica que uma parte significativa da população apoia retaliações econômicas, enquanto o governo se prepara para conter os efeitos do tarifaço imposto pelos EUA. Expectativas sobre a inflação no Brasil e nos EUA também influenciam o mercado financeiro e as decisões do Banco Central.

Ipsos-Ipec: 49% concordam que Brasil deve retaliar tarifaço; 43% discordam.

O dólar inicia a terça-feira (12) com queda de 0,04%, cotado a R$ 5,441, com dados inflacionários em foco.

O IBGE divulga às 9h o IPCA, que deve registrar alta de 0,37% mensal e 5,34% em 12 meses. Às 9h30, sairá o CPI dos EUA, com expectativa de alta de 0,2% mensal e 2,8% anual.

O governo brasileiro se prepara para apresentar um plano de contingência sobre o tarifaço dos EUA, que elevou alíquotas sobre exportações brasileiras a 50%. Espera-se que o pacote de medidas seja anunciado até hoje.

Um relatório da Moody's Analytics aponta que as tarifas devem reduzir o PIB brasileiro em 0,2%, embora o aumento das compras da China ajude a mitigar os efeitos.

Na agenda econômica, o Boletim Focus mostra que a expectativa de inflação para 2023 caiu pela décima primeira vez, com PIB projetado em 2,21% para 2025.

Nos mercados globais, as bolsas de Wall Street abrem com pouca oscilação, aguardando dados de inflação que podem impactar decisões do Federal Reserve. A Nvidia também se destaca, com acordo para repassar 15% da receita de IA na China ao governo dos EUA.

*Com informações da agência de notícias Reuters*

Leia mais em globo