Dólar abre no aguardo de dados do PIB dos EUA
Operação busca desmantelar esquema financeiro do PCC que movimenta bilhões. Investidores aguardam dados econômicos dos EUA e Brasil, afetando os mercados.
Megaoperação mira esquema bilionário do PCC. O dólar iniciou a sessão desta quinta-feira (28) aguardando dados dos EUA e Brasil. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h.
Os investidores estão atentos à divulgação de dados: nos EUA, a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral está prevista, com expectativa de alta de 3,1%. No Brasil, dados sobre preços e consumo também serão divulgados.
Dólar:
- Acumulado da semana: -0,17%
- Acumulado do mês: -3,29%
- Acumulado do ano: -12,35%
Ibovespa:
- Acumulado da semana: +0,90%
- Acumulado do mês: +4,61%
- Acumulado do ano: +15,73%
Impasse no Fed: Trump demite Lisa Cook, a primeira mulher negra no Fed, o que traz críticas sobre sua tentativa de interferir no banco central. Cook se recusa a renunciar, e o Fed reafirma sua independência.
Na política brasileira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, menciona um acordo para a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, com compensação ora proposta. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, destaca que a inflação está convergindo para a meta, mas a taxa Selic deve permanecer em 15%.
Bolsas globais:
- Wall Street: S&P 500 (+0,24%), Nasdaq (+0,21%), Dow Jones (+0,32%)
- Europa: STOXX 600 (+0,1%), FTSE 100 (-0,11%), CAC 40 (+0,44%), DAX (-0,44%), FTSE MIB (-0,72%)
- Ásia: Mercados fechando em baixa, com destaque para bolsas chinesas. O índice SSEC caiu 1,76%.
*Com informações da agência de notícias Reuters.