HOME FEEDBACK

Dólar abre oscilando com expectativa por negociações entre EUA e China

Investidores reagem a dados de inflação e decisões do Banco Central, enquanto aguardam negociações comerciais entre EUA e China. Dólar apresenta leve queda e a Bolsa tem forte alta, impulsionada por ações do Bradesco e clima otimista global.

Dólar oscila nesta sexta-feira (9) enquanto investidores aguardam discussões entre EUA e China. Às 9h12, a moeda caía 0,06%, a R$ 5,6587; acumulando alta de 0,05% na semana.

No dia anterior, o dólar fechou a R$ 5,661, um recuo de 1,43%, após três altas consecutivas. No ano, a moeda acumula baixa de 8,37%.

A Bolsa avançou 2,12%, a 136.231 pontos, impulsionada por empresas como Azzas 2154 e Bradesco, que subiu mais de 15% após resultados melhores do que o esperado.

O índice chegou a 137.634 mil pontos, superando a máxima histórica anterior.

O clima otimista é atribuído a um acordo tarifário entre EUA e Reino Unido e decisões sobre as taxas de juros do Fed e do BC, que beneficiam tanto o mercado de câmbio quanto o de ações.

Na cena local, o BC elevou a taxa Selic para 14,75%, o maior nível em 19 anos, mas deixou opções em aberto para reuniões futuras. Economistas acreditam que isso pode sinalizar o fim do ciclo de alta.

O especialista Bruno Botelho afirma que o mercado opera em viés de baixa devido a juros elevados e a correção técnica. O comunicado do BC reforçou a confiança dos investidores, aponta Paulo Silva, cofundador da Consultoria Advisory 360.

O acordo tarifário comentado por Donald Trump melhora as expectativas de investidores, especialmente para países emergentes como o Brasil. O sentimento positivo afeta setores como automóveis, aço e tecnologia.

A Bolsa também foi impulsionada pela alta de 15% nas ações do Bradesco, após resultados financeiros acima do esperado. As ações ordinárias (BBDC3) subiram 14,04%, enquanto as preferenciais (BBDC4) tiveram alta de 15,64%.

As ações europeias e americanas também fecharam em alta após o acordo comercial, refletindo o otimismo nos mercados. O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,4%, enquanto o Dow Jones nos EUA avançou 0,62%.

Leia mais em folha