Dólar abre sessão desta terça-feira, com foco em pacote de cortes de impostos de Trump
Senado dos EUA debate proposta orçamentária que inclui cortes de impostos e aumento de gastos com defesa. Investidores aguardam desdobramentos financeiros e novos direcionamentos do Federal Reserve sobre a política monetária.
EUA: Senado vota proposta de orçamento do governo Trump
O dólar abriu nesta terça-feira (1º) a R$ 5,4335, o menor valor desde setembro. O Ibovespa inicia as negociações às 10h, enquanto investidores monitoram a votação do megapacote de cortes de impostos proposto por Donald Trump.
Este projeto propõe reduções de tributos e aumento de gastos com defesa. O mercado também aguarda o fim do prazo de suspensão do tarifaço e acompanha as negociações com o Canadá sobre taxa de serviços digitais.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, fala hoje sobre a política de juros, em meio à pressão de Trump por cortes nas taxas.
No Brasil, o mercado observa os efeitos da derrubada do aumento do IOF, que pode resultar em cortes no Orçamento. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, busca a opinião da AGU sobre a constitucionalidade da decisão.
No último pregão, dados sobre o mercado de trabalho brasileiro mostraram a criação de 148,99 mil vagas formais em maio, um aumento de 6,7% em relação ao ano passado.
Nos EUA, o índice de preços PCE mostrou uma inflação de 2,3% em 12 meses, e houve uma queda nos gastos dos consumidores. Os desdobramentos do projeto de lei orçamentária estão no foco dos mercados.
No cenário europeu, o BCE revisará sua estratégia de juros após um período de inflação elevada.
Na guerra comercial, a suspensão de tarifas e a recente decisão do Canadá em cancelar o imposto sobre serviços digitais são destaque.
Powell afirmou que os aumentos de tarifas podem aumentar os preços e afetar a atividade econômica nos EUA. Seus comentários têm gerado críticas de Trump.