Dólar apresenta queda em meio a tensões no Oriente Médio
O dólar se valoriza no Brasil mesmo com desvalorização semanal, refletindo ajustes no mercado e incertezas geopolíticas. A pressão das divisas emergentes e as divergências na política monetária do Fed contribuem para a volatilidade da moeda americana.
Dólar em Alta
Na sexta-feira (20), o dólar fechou em alta de 0,44%, cotado a R$ 5,5249, após atingir a máxima de R$ 5,5274.
Apesar desta alta, o dólar encerra a semana com perdas de 0,30% e desvalorização acumulada em junho de 3,40%.
Os operadores não identificaram um gatilho específico para a alta, mas mencionaram ajustes após o recente rali do real e uma postura mais defensiva dos investidores.
Há também temores de escalada no conflito entre Irã e Israel, com acusações em reunião no Conselho de Segurança da ONU.
A Casa Branca anunciou que Donald Trump tomará uma decisão sobre o envolvimento dos EUA nas “próximas duas semanas”, afirmando: “Não podemos deixar o Irã ter arma nuclear”.
A desvalorização do real se deu enquanto a moeda americana se fortaleceu no exterior, especialmente em relação ao peso mexicano.
Embora o dólar tenha subido em relação a divisas emergentes, caiu em relação ao euro, com o índice DXY fechando em queda de 0,20%, a 98,700 pontos.
Na semana, o Dollar Index subiu quase 0,70%.
Dirigentes do Fed mostraram visões distintas sobre a política monetária: o diretor Christopher Waller acredita que estão prontos para discutir cortes de juros, enquanto o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, não vê pressa em afrouxar a política, dado o risco de repique da inflação.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Paula