Dólar fecha em alta com antecipação de anúncios sobre tarifas de Trump
Expectativas em relação às tarifas impostas por Trump alimentam a alta do dólar, que fecha em R$ 5,73. A pressão sobre a moeda americana se intensifica com a antecipação de anúncios sobre tarifas de cobre e veículos.
Dólar fecha em alta nesta quarta-feira (26), com avanço de 0,42%, cotado a R$ 5,73.
A alta foi impulsionada por anúncios do presidente americano Donald Trump sobre antecipação de tarifas. Ele irá aplicar taxas sobre o cobre nas próximas semanas e anunciará tarifas sobre veículos após o fechamento do mercado.
Na segunda-feira, 2 de abril, Trump revelará as tarifas recíprocas, que devem ser menos abrangentes do que o esperado.
A investigação sobre tarifas de cobre foi ordenada em fevereiro, com o objetivo de estimular a produção interna, e a expectativa é que o processo se conclua antes do prazo inicial de 270 dias.
Bruno Shahini, da Nomad, comenta que as sinalizações da Casa Branca diminuíram expectativas de uma postura mais branda nas políticas comerciais de Trump.
Além disso, o presidente do banco central americano de St. Louis afirmou que as incertezas tarifárias podem manter as taxas de juros elevadas, promovendo avereções ao risco global, valorizando o dólar e impactando negativamente os índices de ações americanos.
As tarifas recíprocas deverão focar em países com barreiras não tarifárias e superávits comerciais significativos, como Canadá, Japão, México e União Europeia, porém há incertezas no horizonte.