HOME FEEDBACK

Dólar fecha em estabilidade a 1 dia do tarifaço de Trump

Dólar apresenta leve queda enquanto expectativa sobre tarifas dos EUA gera incertezas. O Ibovespa registra alta em meio ao cenário volátil do mercado.

Dólar fechou em queda de 0,01% nesta terça-feira (5.ago.2025), cotado a R$ 5,506. Terminou a sessão próximo da estabilidade.

O resultado ocorre a um dia do início do tarifaço dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump (Partido Republicano), contra o Brasil.

A moeda oscilou durante o dia, tendo uma máxima em torno de R$ 5,536 às 9h, influenciada pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A B3 operava em alta, com o Ibovespa marcando 133.387,52 pontos, um crescimento de 0,3% por volta de 16h50.

O prazo inicial para as tarifas era 1º de agosto, mas Trump assinou um decreto em 31 de julho, que estabelece tarifas recíprocas de 10% a 41% para diversas nações, entrando em vigor 7 dias após a publicação, ou seja, em 6 de agosto no caso brasileiro.

O Brasil terá uma tarifa de 10%, além de uma taxa adicional de 40% sobre diversos produtos, totalizando 50% de alíquota. O país será o mais afetado.

Houve dúvida se as tarifas iniciariam em 6 de agosto ou 7 de agosto. O Mdic confirmou que as tarifas vigoram a partir de 6 de agosto, exceto para cargas embarcadas até 7 dias após a ordem executiva, que devem chegar aos EUA até 5 de outubro.

Leia mais em poder360