HOME FEEDBACK

Dólar ganha força na abertura dos mercados após EUA entrarem em conflito contra Irã

Dólar avança em meio a incertezas geopolíticas e busca por ativos seguros. Críticos alertam para possíveis impactos no mercado caso o Irã reaja aos ataques dos EUA.

Dólar se fortalece nas negociações iniciais nos mercados asiáticos na manhã de segunda-feira (23). O movimento acontece em meio a crescentes riscos geopolíticos após os ataques dos EUA ao Irã.

A moeda americana subiu frente ao euro, franco suíço e a maioria das principais moedas, com a abertura dos mercados na Austrália.

Traders preveem queda nas ações e um salto nos preços do petróleo e do ouro, devido à demanda por segurança.

Ahmad Assiri, estrategista da Pepperstone, comentou que esse ambiente de risco elevado leva investidores a buscar ativos de refúgio seguro.

O valor do bitcoin caiu abaixo de US$ 100.000 pela primeira vez desde maio, e o ether teve uma queda de 10%, acompanhando a tendência de perdas generalizadas entre as criptomoedas.

A resposta do mercado tem sido contida desde o início do ataque de Israel ao Irã, com o S&P 500 apenas 3% abaixo de sua máxima histórica.

Analistas alertam que os movimentos de mercado podem se intensificar se o Irã retaliar, como com o bloqueio do Estreito de Ormuz, crucial para o transporte de petróleo.

O Irã prometeu “consequências eternas” pelos bombardeios e afirmou ter “todas as opções” para defender sua soberania. Charu Chanana, da Saxo Markets, afirmou que isso marca um ponto de inflexão para os mercados.

Apesar do cenário, a tendência de queda pode ser limitada, pois gestores de fundos já se preparavam para um agravamento do conflito. O índice MSCI All Country World recuou 1,5% desde os ataques.

Leia mais em bloomberg