Dólar registra sétima queda consecutiva e fecha no menor valor desde outubro
Dólar atinge menor cotação em meses e Ibovespa acompanha tendência de alta. Expectativas sobre juros no Brasil e nos EUA influenciam o desempenho das moedas e dos mercados.
Dólar em Queda
O dólar encerrou a quarta-feira (19) em queda de 0,43%, cotado a R$ 5,64, marcando a sétima desvalorização consecutiva e atingindo o menor nível desde outubro do ano passado.
Essa desvalorização acompanha as expectativas do mercado sobre taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos.
Na tarde de quarta, o Federal Reserve (Fed) manteve a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,50% ao ano, conforme esperado. O Fed reduziu suas projeções de crescimento econômico, citando incertezas da política tarifária de Donald Trump.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu aumentar a taxa Selic em 1 ponto percentual, elevando-a para 14,25%, o maior patamar desde o governo Dilma Rousseff.
A expectativa de juros mais altos no Brasil e possíveis cortes nos EUA tornam o real mais atraente para operações de carry trade, favorecendo sua valorização frente ao dólar. Investidores estrangeiros também reduziram suas posições defensivas na moeda americana.
O Ibovespa, principal índice da B3, subiu 0,79%, fechando a 132.508 pontos, refletindo otimismo com a política monetária e a atratividade dos ativos brasileiros.
Publicado por Felipe Dantas
Reportagem produzida com auxílio de IA